quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

sábado, 18 de fevereiro de 2012

SALAS TEMÁTICA

DIA 14 DE FEVEREIRO DE 2012 FOI INAUGURADO O COLÉGIO ESTADUAL GERARDO MAJELLA MELLO MOURÃO.

ONDE TIVEMOS A PRESENÇA DE SOLENIDADES: A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO, MARIA IZOLDA CELA DE ARRUDA COELHO,QUE FALOU DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇAO E A PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA, TIVEMOS TAMBÉM A FALA DO PREFEITO DE IPUEIRAS RAIMUNDO MELO SAMPAIO,DA DIRETORA DA GERARDO MAJELLA, ZAIRA CARVALHO. A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GERARDO MAJELLA MELLO MOURÃO DISPÕE DE 10 SALAS, QUE PODEM ATENDER ATÉ 1350 ALUNOS NOS TRÊS TURNOS. O NOVO PRÉDIO CONTA COM DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA, BIBLIOTECA, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, DE LÍNGUAS E DE OUTRAS CIÊNCIAS(QUÍMICA, BIOLOGIA,FÍSICA E MATEMÁTICA). O ESPAÇO PARA O GRÊMIO ESTUDANTIL E GINÁSIO POLIESPORTIVO.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

AULA DE HISTÓRIA DO 3º ANO C, COM A PROFESSORA SANDRA FERREIRA SOBRE BRASIL REPÚBLICA.

OS ALUNOS PESQUISARAM SOBRE OS VÁRIOS TIPOS DE GOVERNO, UM TRABALHO EM EQUIPE OBJETIVO: LEVAR AO CONHECIMENTO DOS ALUNOS OS VÁRIO SISTEMAS DE GOVERNOS NO QUAL O BRASIL VEIO PASSANDO DESDE COLONIA A PRESIDENCIARIO.
O blog escolar pode contribuir muito para toda escola e inclusive a família que também fica informada sobre os acontecimentos na rotina dos alunos. Cabe a escola fazer uso e incentivar a todos para participarem do blog como um diário em que seja registrado todos os acontecimentos envolvendo a escola. Com a sala informatizada os professores podem monitorar o blog junto aos alunos e desenvolver várias atividades pedagógicas.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

QUEM FOI GERARDO MAJELLA MELO MOURÃO?

Gerardo Melo Mourão .


Gerardo Majella Mello Mourão (Ipueiras, 8 de janeiro de 1917Rio de Janeiro, 9 de março de 2007) foi um jornalista, poeta e escritor brasileiro. Era membro da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Brasileira de Hagiologia e do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura do Brasil. Era um dos mais respeitados escritores brasileiros no exterior.
Católico praticante, pertenceu ao movimento integralista, tendo estado preso dezoito vezes durante as ditaduras de Getúlio Vargas e de 1964-1985. Numa delas, ficou no cárcere cinco anos e dez meses (19421948). No documentário "Soldado de Deus" (2004)[1], dirigido por Sérgio Sanz, Gerardo Mello Mourão declara que saiu do integralismo no período em que esteve preso pelo Estado Novo de Getúlio Vargas, e afirma, contundentemente, que "foi" integralista e não o era mais desde então. Em 1968 é novamente preso, acusado dessa vez de comunismo pelo AI-5 no período da ditadura militar; nessa ocasião divide cela com nomes como Zuenir Ventura, Ziraldo, Hélio Pellegrino e Osvaldo Peralva.[2]
Já na maturidade, foi candidato a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 1979. Em 1999 ganhou o Prêmio Jabuti pelo épico Invenção do Mar.
Gerardo Mello Mourão é pai do artista plástico Tunga, que tem sua obra reconhecida internacionalmente.

Índice

 [esconder

Viagens

Viajou por toda a América e Europa. O Chile foi o país estrangeiro onde permanaceu por mais tempo, dando aulas de História e Cultura da América na Universidade Católica de Valparaíso (1964 a 1967). Entre 1980 e 1982 morou em Pequim, na China, onde foi correspondente do jornal "Folha de S. Paulo". Foi o primeiro correspondente brasileiro e sul-americano na China.

Diversos

Doença e morte

Mello Mourão estava internado na Casa de Saúde São José, em Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, desde Janeiro de 2007. Tinha problemas respiratórios e faleceu no dia 9 de Março de 2007, aos 90 anos, vítima de falência múltipla de órgãos. O velório decorreu na capela do próprio hospital, ocorrendo o enterro no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

Obras

  • Cabo das Tormentas (1944)
  • A invenção do saber
  • O valete de espadas
  • O país dos Mourões
  • Rastro de Apolo
  • Os Peãs
  • O sagrado e o profano
  • As vizinhas chilenas (1979)
  • Suzana 3 - Elegia e Inventário (1998)
  • Cânon & fuga (1999)
  • Invenção do Mar (Prêmio Jabuti de 1999)
  • O Bêbado de Deus (2001)
  • Algumas Partituras (2002)
  • O Nome de Deus (obra póstuma in: Confraria 2 anos, 2007)

É biografado no livro "A Saga de Gerardo: um Mello Mourão", de José Luís Lira, Edições Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral (CE), 2007.

Referências

Ligações externas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

INICIO DO ANO LETIVO NA ESCOLA ESTADUAL GERARDO MAJELLA MELO MOURÃO.

A equipe de Gestores e demais profissionais da educação dessa unidade escolar, desejam a todos '' Boas Vindas'' no começo desse ano letivo de 2012 na escola Estadual Gerardo Mjella Melo Mourão. Nesse inicio de ano letivo que aconteceu dia 06/02/2012, a direção ressaltou a importância de todos os profissionai que foram apresentados a comunidades escolar, em um pequeno cerimônial e ainda cantamos o hino Nacional e o hino de Ipueiras.
A diretora Zaira Carvalho falou sobre os direitos e deveres dos alunos como a importância dos estudos para a vida dos mesmos.
A cordenadora Elielda falou da importância de sermos persistentes na fé e jamais desistir em qualquer situação.Cantamos a música gospel da Jamily (conquistando o impossivel), para mostrar a comunidade escolar que sem Deus não somos nada e só com Ele poderemos ser verdadeiros vencedore.
SEJAM TODOS BEM VINDOS


Festa do dia das Mães

Festa do dia das Mães