segunda-feira, 5 de março de 2012

Pesquisa de literatura, sobre os escritores e obras do pré-modernismo brasileiro, com a professora Maria Helena.





       A pesquisa teve como objetivo, aprofundar os conhecimentos sobre a literatura. Os alunos puderam, além das obras e autores conhecidos, conhecer um mundo literário, despertando assim a curiosidade e a ansiedade de mais conhecimento.

Pesquisa sobre a vida no espaço e a NASA com professor Azevedo.


Na próxima aula de biologia os alunos terão que apresentar suas novas descobertas sobre a vida no espaço.

Aula de história com o professor Douglas.




 Pesquisa: Do 1º reinado à constituição de 1988.

   Objetivo da pesquisa: possibilitar o uso e manuseio das tecnologias em favor de seu aprendizado, bem como o aprofundamento de seus próprios conhecimentos.

Aula sobre genética com o professor Azevedo





      Objetivo: Conhecer o mundo da genética baseado no conhecimento da minha vida.

     O que é Genética?  A Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Muitas cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas genéticos se encontra nos genes. 
    A hereditariedade é a herança genética que recebemos de nossos antepassados, seja ela, características físicas ou, até mesmo, doenças.
        Daí a explicação de filhos se parecerem com o pai, com a mãe, avô, avó, tio, tia e até parentes mais distantes. Uma outra forma de se observar a hereditariedade, é através do cruzamento de um rato branco de pêlo liso com um rato preto de pêlo eriçado. Os filhotes deste cruzamento certamente nascerão pretos e com pêlos eriçados, pelo fato dos genes do rato preto serem mais fortes; contudo, quando estes filhotes atingirem a idade adulta, poderão ter crias de pêlo branco e liso. Isso se deve a mistura de genes que eles possuem.

quinta-feira, 1 de março de 2012

A Criação do Planeta Terra

Discurso da Diretora da E.E.M. Gerardo Majella Mello Mourão

Falar como diretora desta escola é muito difícil, eu não seria sincera se escondesse dos senhores minha emoção e minha alegria de estar vivendo este momento histórico " a inauguração da Escola de Ensino Médio Gerardo Majella Mello Mourão, a qual irei dirigir com o auxílio primeiramente de Deus,com a dedicação e competência da nossa Coordenadora Elielda Fernandes Soares Mendes e da nossa dedicada secretária Ana Rosa Moreira Aragão, com o auxílio de vocês e a coloboração e dedicação dessa grande equipe de professores, funcionários, dos alunos, dos pais enfim de toda a comunidade escolar. O perfil moral e intelectual deste grande homem escritor Gerardo Mello Mourão eternamente relembramos por sua devoção a sua terra natal, que deixou aqui o brilho de suas palavras de mestre, sábio e intelectual.Homens como Gerardo Mello Mourão não morrem jamais, passam a imortalidade, sim porque o pensamento não morre e por isso éi-lo de novo entre nós. Que as gerações que aqui passarem vejam no nome de nossa escola o exemplo para suas conquistas. Agradeço o apoio recebido na pessoa do Sr. Prefeito Raimundo Melo Sampaio, Nosso Prefeito Neném do Cazuza e da Secretária da Eduacação do Município de Ipueiras Nossa Bia ,que não mediram esforços nem sacrifícios para que hoje a Escola abrisse suas portas. Agradeço a confiança dos senhores pais, quando trouxeram seus filhos para aqui estudar, em troca dessa confiança não ofereço promessas, mas sim planos, metas e trabalho; Sei que não é trabalho fácil dirigir uma escola de tamanho porte e de tamanha magnitude, mas sei que sem luta a vitória é sem gloria. Vejo como professora que sou o duplo aspecto profundamente significativo, de um lado uma escola grande, bela e acolhedora e do outro lado a concretização de uma grande conquista de um povo, que aponta o fortalecimento do conhecer, do ser, do saber, do aprender a aprender, fator que vai assegurar a jornada de nossos jovens no caminho do conhecimento. Aqui as boas idéias e as boas sementes, serão sempre irrigadas, com o apreço de quem valoriza a descoberta do saber na integração de um trabalho dirigido para o bem e para a grandeza dessa região. Hoje as portas de nossa esacola se abrem para nossa alegria, mas especialmente para a felicidsade de todos que lutaram para que esta escola se tornasse uam realidade. Que as bênçãos de Deus, sejam a fecundação de nosso iluminado trabalho.Muito obrigada!

Prefeito Municipal Nenem do Cazuza fala aos presentes

Secretária da Educação do Estado do Ceará Izolda Cela, fala aos presentes na cerimônia de Inauguração

Prefeito Municipal Nenem do Cazuza e a Secretária da Educação do Estado Izolda Cela visitam as dependências da Escola

Prefeito Municipal Nenem do Cazuza e a Secretária da Educação do Estado Izolda Cela visitam as dependências da Escola

Secretária da Educação Marlubia Melo Sampaio, com representantes da 13ª CREDE

Prefeito Municipal Nenem do Cazuza e a Secretária da Educação do Estado Izolda Sela visitam as dependências da Escola

Prefeito Municipal Nenem do Cazuza e a Secretária da Educação do Estado Izolda Cela visitam as dependências da Escola

Secretária da Educação do Estado Izolda Cela com representantes da Escola de Ensino Médio Gerardo Mello Mourão

Secretária da Educação de Ipueiras Marlubia Sampaio e a Secretária Da Educação do Estado, Izolda Cela com representantes da 13ª CREDE e da Escola de Ensino Médio Gerardo Mello Mourão

Festa do dia das Mães

Festa do dia das Mães